Colossenses 2:11-12: A importância da fé em Jesus Cristo e do batismo cristão

Colossenses 2:11-12: A importância da fé em Jesus Cristo e do batismo cristão

A carta de Paulo aos Colossenses é uma das muitas cartas que ele escreveu para orientar as igrejas primitivas sobre a doutrina cristã. Em Colossenses 2:11-12, o apóstolo fala sobre a importância da fé em Jesus Cristo e do batismo cristão. Neste texto, vamos explorar esses versículos e entender o que Paulo quis transmitir aos cristãos de Colossos.

O que significa "Nele também fostes circuncidados"? 

Paulo começa o texto afirmando que os cristãos foram "circuncidados" em Cristo. A circuncisão era um rito praticado pelos judeus como sinal de aliança com Deus. 

No entanto, Paulo está dizendo que a verdadeira circuncisão agora é a que acontece "no despojamento do corpo da carne", ou seja, na remoção do pecado através de Jesus Cristo (Colossenses 2:11). 

Isso significa que, para os cristãos, não é mais necessário seguir as leis e tradições judaicas para ser salvo, pois a salvação vem pela fé em Jesus.

A importância do batismo cristão 

Em seguida, Paulo fala sobre o batismo cristão, que é o ato de imergir uma pessoa na água como símbolo de morte para o pecado e ressurreição para a vida em Cristo. 

Ele diz que, ao serem batizados, os cristãos foram "sepultados juntamente com Ele", ou seja, com Jesus, e que também foram ressuscitados pela fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos (Colossenses 2:12). 

Isso significa que, assim como Jesus morreu e ressuscitou, os cristãos também morrem para o pecado e recebem uma nova vida em Cristo através do batismo.

A confirmação em Romanos 6:3-4 

Essa ideia de que o batismo é um ato de morte para o pecado e ressurreição para a vida em Cristo é reforçada em outras passagens bíblicas. 

Em Romanos 6:3-4, por exemplo, Paulo escreve: "Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida."

Conclusão 

Em Colossenses 2:11-12, Paulo fala sobre a importância da fé em Jesus Cristo e do batismo cristão como símbolo de morte para o pecado e ressurreição para a vida em Cristo. 

Isso significa que, para ser salvo, não é necessário seguir as leis e tradições judaicas, mas sim crer em Jesus e se submeter ao seu senhorio através do batismo. O batismo não é apenas um rito ou cerimônia, mas sim um ato de fé e submissão a Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário